Memora

  • Demo Image

Trata-se de solução informatizada que permite automatizar, padronizar, consistir, integrar e gerenciar os processos das áreas de Licitações e Contratos. Em seu estágio de desenvolvimento atual, o Vitro se propõe a suportar as melhores práticas de planejamento das demandas e das contratações; o gerenciamento da execução de contratos celebrados; e o controle de recebimento das faturas de produtos e serviços contratados pelo Órgãos e suas demais unidades ordenadoras de despesa. A Solução vai muito além de um simples repositório de demandas e de contratos, permite aos gestores o aprimoramento da transparência e do controle necessários ao efetivo gerenciamento do planejamento e da execução dos contratos celebrados.

A solução é orientada pelos processos de negócio praticados pela Administração Pública e utiliza tecnologia inovadora para aprimorar a conformidade, a pro atividade e a transparência no planejamento das demandas, na relação contratual e no acatamento das respetivas faturas, garantindo tratamento prévio às questões que poderiam comprometer a efetividade da execução desses processos e, consequentemente, de seus resultados. Promove, ainda, a atuação conjunta e colaborativa entre a Administração Pública e seus fornecedores em um ambiente único e disciplinado, convergindo os esforços das partes para o sucesso da relação contratual.

MÓDULOS DA SOLUÇÃO

O VITRO é composto por quatro módulos integrados, porém independentes. Isso significa que os Órgãos da Administração podem optar pela Solução completa, ou por apenas um de seus módulos, de acordo com suas necessidades, seu planejamento ou sua maturidade institucional no tratamento dos temas.

O Módulo Planejamento da Demanda orienta os esforços para a definição de um Plano de Demandas Institucional, orientado às suas definições estratégicas. Contempla desde a manifestação das diversas áreas demandantes sobre suas necessidades pontuais, passando pela consolidação dessas necessidades por órgãos centralizadores que irão compor o Plano de Demandas e poderão confrontá-lo às expectativas estratégicas ou orçamentárias da instituição.

O Módulo Planejamento das Contratações suporta a execução do Plano de Demandas definido anteriormente. Quando da oportunidade de executar o planejamento, este módulo orienta e disciplina as atividades de um grupo de trabalho instituído para pensar a melhor contratação possível daquilo que foi planejado anteriormente. O resultado desse processo são Termos de Referência ou Projetos Básicos que guardam total alinhamento com as demandas que os originaram.

O Módulo Contractus suporta todo o ciclo-de-vida da execução de um contrato, desde a sua assinatura até o seu encerramento. É orientado pelo CLM ( do inglês, Contract Lifecycle Management), um modelo de referência de classe mundial para a gestão do ciclo-de-vida do contrato.

O Módulo Factura suporta todo o tratamento dos respectivos faturamentos dos contratos celebradas pelo Órgão. Considera desde a validação que precede a efetiva emissão de um documento fiscal, até o seu encaminhamento para liquidação. Mantendo a conformidade com o padrão definido para a NFe (Nota Fiscal Eletrônica), instituída para o fornecimento de produtos e serviços para o Estado.